Jornal Povo

Planetário recebe exposição com fotos tiradas da Estação Espacial Internacional

Imagens foram obtidas a partir da maior estrutura já montada no espaço, a Estação Espacial Internacional

Parte das fotos da mostra foram tiradas por fotógrafos da Estação Espacial Internacional
Divulgação / Planetário do Rio

O Planetário da Gávea apresenta a exposição “O Universo do Brics”, com fotos dos países integrantes do grupo econômico, a partir desta terça-feira (26). Muitas delas foram tiradas a partir da Estação Espacial Internacional, a maior estrutura já montada no espaço.

Às 17h, o cosmonauta russo Ivan Viktorovich Wagner participa da cerimônia de abertura. Ele esteve na estação da Nasa, onde são realizados experimentos e observações da Terra. Será a primeira vez em que o Planetário recebe um cosmonauta, denominação russa para astronauta. A diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, na Rússia, Galina Muromtseva também estará presente.

“Graças a este novo intercâmbio, agora com o Planetário de Nizhny Novgorod e a Fundação de Indústrias Criativas da região de Ulyanovsk, os cariocas poderão ampliar o seu conhecimento na área de astronomia e conhecer um pouco das atividades da estação conhecida como ISS”, disse Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário.

A exposição “O Universo dos Brics” reúne 40 painéis e vai ocupar o terceiro andar do Museu do Universo. A mostra também será exibida em outros países do Brics, como África do Sul, China, Índia e Rússia, totalizando 10 cidades.

O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. Às terças-feiras, a entrada é gratuita. Nos outros dias da semana, os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).