Jornal Povo

Evento inaugural do submarino Tonelero recebe Lula e Macron

Embarcação ainda vai passar por testes nas águas antes de ser integrada à Marinha brasileira

Submarino Tonelero será lançado ao mar nesta quarta-feira, em cerimônia com Macron e Lula — Foto: Divulgação Marinha

Nesta quarta-feira (27), a Marinha do Brasil vai lançar o novo submarino Tonelero (S42) ao mar, um dos quatro movidos a propulsão diesel-elétrica previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A cerimônia inaugural será no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (CNI).

O lançamento é resultado da aliança entre Brasil e França, recebendo os presidentes Lula e Emmanuel Macron, em visita oficial ao país, acompanhado da primeira-dama Janja. Ela será a madrinha da embarcação, que iniciará uma fase de teste e, futuramente, terá mísseis, torpedos e dispositivos de guerra eletrônica em seu arsenal.

O Tonelero é equipado com seis tubos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de dispositivos de guerra eletrônica. Segundo a Marinha, o submarino é capaz de “integrar e gerenciar” esses sensores e armas para “permitir efetiva compilação de quadro tático e emprego de armamento”.

Apesar do evento, a entrega do submarino, prevista inicialmente para 2020, não ocorrerá agora. Lançado ao mar, o Tonelero ainda deverá passar por uma fase de testes nas águas de Itaguaí para avaliar sistemas de combate e navegação, bem como a sua estabilidade no mar, antes de ser incorporado à Marinha.