Jornal Povo

Ex-deputada federal é presa por corrupção e lavagem de dinheiro

Foragida da justiça foi condenada a 9 anos em regime fechado

Foto – Divulgação / Câmara dos Deputados

Na última segunda-feira (01), a ex-deputada federal do Rio de Janeiro Almerinda Filgueiras de Carvalho (72) foi presa pela Polícia Federal em São João de Meriti, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ela ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura do município.

Segundo a corporação, Almerinda estava foragida da justiça, e foi investigada pela Operação Sanguessuga, contra a “máfia das ambulâncias”. O esquema criminoso dos parlamentares e empresários fraudava licitações para a compra de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 estados brasileiros.

A inteligência da PF localizou a ex-parlamentar na própria secretaria, onde foi efetuada a prisão. O mandado foi expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso no dia 25 de março de 2024, e ela foi condenada a 9 anos de reclusão.

A prefeitura de São João de Meriti alegou em nota que não tinha conhecimento da investigação sobre a funcionária, que assumiu o cargo de secretária de Assistência Social em 2021.

Só a partir da prisão foi possível saber da existência do processo, que estava em curso desde 2006 e corria em segredo de justiça.