Jornal Povo

Fábio Matias vê Botafogo disperso no início e “dia péssimo” na derrota para o Junior Barranquilla

BOTAFOGO FAZ PÉSSIMO PRIMEIRO TEMPO E INICIA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES  COM DERROTA EM CASA PARA JUNIOR BARRANQUILLA - FogãoNET
Foto: Reprodução

 

Alvinegro estreou com derrota por 3 a 1 na fase de grupos da Libertadores

O Botafogo estreou com derrota na fase de grupos da Libertadores, na noite desta quarta-feira. Dentro do Nilton Santos lotado, com 40 mil pessoas, o Alvinegro perdeu por 3 a 1 para o Junior Barranquilla – Bacca (2) e Fuentes fizeram para os colombianos e Hugo descontou.

O resultado encerrou série positiva justamente na despedida do interinato do treinador Fábio Matias. Na décima partida, ele conheceu a primeira derrota – tinha, até então, oito vitórias e um empate à frente do Alvinegro desde a demissão de Tiago Nunes.

Artur Jorge assiste ao jogo Botafogo x Junior Barranquilla — Foto: André Durão
Foto: André Durão

Em meio à semana recheada de polêmicas extracampo, com presença do nome de John Textor envolvido em acusações e denúncias de manipulação, Matias considerou que o grupo estava blindado, mas reconheceu o dia ruim da equipe em campo.

– Dentro do processo diário nosso estava tudo controlado. Os atletas também interpretam e entendem isso da melhor forma. Até o presente momento, as escolhas, todas as determinações, tudo que foi ajustado em relação à equipe, em relação à ideia e modelo, parte da minha liderança. Então, se aconteceu hoje a derrota, a possibilidade maior é de quem está frente do comando no momento, que é minha. Então, não vejo essas relações externas prejudicando a questão do trabalho. Foi um dia ruim, foi um dia péssimo. Concordo que a intensidade e a agressividade que a gente vinha executando nos jogos anteriores não tivemos hoje. Contra o Red Bull a gente competiu muito, inclusive com o jogador a menos. Temos mais cinco jogos para fazer. Então, a gente perdeu esse primeiro, a gente tem a condição total de reverter. Todos estão mobilizados para poder trabalhar e para poder dar uma resposta para o torcedor, porque o torcedor quer essa resposta dentro da Libertadores, e na semana que vem também se inicia o Campeonato Brasileiro – afirmou o treinador interino do Alvinegro.

Barboza e Matias depois da partida — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao lado do zagueiro Barboza, Matias considerou que o time entrou disperso no início da partida.

– Não foi um jogo bom, principalmente pelo primeiro tempo, e isso é óbvio, a gente sabe disso. Entramos um pouco desfocados, entramos um pouco dispersos, isso faz parte também, infelizmente. Isso nos prejudicou muito. Essas questões do espaço (deles) a gente havia detectado, a gente faltou um pouco de fechar no ajuste da zona central nossa, ali dos médios, em termos de ocupação de espaço. A gente ficou muito mais com umas referências individuais do que referências do espaço, do jogador que estava ali – disse Matias.

O treinador interino, que segue no clube como assistente da comissão permanente, também reconheceu os méritos do adversário.

– O time deles foi cirúrgico, teve as oportunidades, teve as chances, fez o gol. O nosso atacar marcando na relação da última linha, em alguns momentos foi prejudicado um pouco. Com pouco de falta de pressão ou de ajuste da primeira linha da nossa equipe. Isso a gente já vinha batendo há algum tempo já para poder ajustar. No intervalo fizemos a correção. A gente precisava ter um pouco mais de paciência, jogar um pouco mais pelos corredores, ter um pouco mais largura de campo, fazer o jogo andar com uma velocidade um pouco maior. Até os 20 minutos do segundo tempo a gente conseguiu ter essa velocidade e não fez o gol. Depois aí a energia, automaticamente, caiu e a gente foi buscar pelo menos o segundo para tentar buscar o empate, mas não conseguimos. Mas que sirva de lição para os outros cinco jogos para classificar dentro de um grupo que vai ser bem disputado, bem difícil – disse o treinador interino do Botafogo.

Último colocado no grupo, o Botafogo só volta a campo na próxima semana, novamente pela Libertadores, mas desta vez fora de casa, contra a LDU, em Quito, no estádio Casa Blanca, às 19h, na quinta que vem.

Mais da coletiva de Fábio Matias:

 

Marcação em Junior Santos

 

– A gente sabia disso, teve sim, eles tiveram um movimento muito interessante no corredor, então as dobras em relação às coberturas foram montadas e isso a gente não teve vantagem. Mas não conseguimos interpretar o jogo. A gente começou a fazer movimentos de jogo que não eram treinados Jogadores saíram dos espaços que estavam sendo organizados e iam pra outros espaços que não eram pra ter sido ocupados. E isso facilitou mais ainda para o adversário, pra que eles conseguissem bloquear as nossas principais ações. Mas a gente vinha de um processo coletivo e não só de uma aposta individual do jogador. Hoje, infelizmente, coletivamente a gente não teve um bom jogo. Não conseguimos as triangulações, os movimentos, em alguns momentos fora do timing, fora do lugar específico do jogo que deveria estar E isso acabou gerando uma facilidade maior pro adversário inibir as ações da nossa equipe.

“Esquece emocional”

 

– A gente teve um desequilíbrio como equipe, infelizmente isso aconteceu hoje. Esse momento, esse jogo, talvez seja o momento ideal para ter isso. Estamos todos chateados e tristes. Estou com sentimento muito ruim em relação a isso. Vamos ter as reuniões com o Artur, e eu olho muito o entendimento e interpretação do jogo, que é nosso ponto principal. Em alguns momentos desse comportamento, ele oscila. São atletas inteligentes, mas em alguns momentos do jogo precisamos evoluir isso. Fizemos essa mudança em alguns jogos, de interpretar o jogo em si. E fizemos isso, mas a capacidade de passar é nossa, e de interpretar é deles. Atletas têm capacidade para isso.