Ofício pede a substituição do coronel Luiz Henrique Marinho Pires do cargo de secretário da PM pelo coronel Ranulfo Souza Brandão Filho

Na última terça-feira (9), o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos, enviou ofício ao governador Cláudio Castro solicitando a troca no comando da Polícia Militar. Santos pede a exoneração do coronel Luiz Henrique Marinho Pires do cargo de secretário da PM e a pronta substituição pelo coronel Ranulfo Souza Brandão Filho.
O governador ainda não se manifestou a respeito do pedido. A troca no cargo ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do Estado para ser efetivada, e ainda não foi. A corporação também não se pronunciou sobre o tópico.
No ofício enviado ao governador, o secretário Victor Santos cita trecho do Decreto 49.001 de março deste ano, o qual estabelece em seu Artigo 9º que “a nomeação para os cargos de Secretário de Estado de Polícia Militar e Secretário de Estado de Polícia Civil se dará por indicação do Secretário de Estado de Segurança Pública”.
Além disso, o documento ainda explicita que o “pedido de exoneração de qualquer dos cargos poderá ser feito pelo secretário ao governador mediante indicação de quem o substitua”.