Posto era ocupado pelo coronel Luiz Henrique Marinho Pires desde 2021, que será exonerado do cargo

Foto – Divulgação / Governo do Estado
Na manhã desta quinta-feira (18), o governador Cláudio Castro escalou o coronel Marcelo de Menezes Nogueira para o cargo de secretário da Polícia Militar do Rio. A indicação foi realizada após reunião com o secretário de Segurança Pública do estado, Victor Santos, e deve sair em edição extra do Diário Oficial.
O posto era ocupado pelo coronel Luiz Henrique Marinho Pires desde 2021, que será exonerado do cargo. Santos havia solicitado a troca no comando da corporação no último dia 9. O pedido aconteceu um dia após o confronto entre milicianos que resultou na morte do universitário Bernardo Paraíso, em Seropédica, na Baixada Fluminense.
“Sinto-me honrado por ter sido escolhido pelo governador Cláudio Castro para comandar a Polícia Militar. Assumo o compromisso de me dedicar com afinco para melhorar ainda mais o investimento que o Governo do Estado vem realizando na área de segurança pública, com destaque para a tecnologia. A tropa e a população podem continuar contando com nosso trabalho”, afirmou o novo secretário.
Nogueira é formado em Direito pela Universidade Gama Filho e em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá. O coronel também já foi gestor de Recursos Humanos na Coordenadoria Militar da Alerj, assessor Especial da Subsecretaria Militar da Casa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e comandante do 17° BPM (Ilha do Governador).
Em 2018, ele recebeu as Medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, honrarias da Câmara Municipal do Rio e da Alerj, em reconhecimento aos serviços prestados enquanto esteve no comando do batalhão da Ilha do Governador.