Jornal Povo

Ministério da Saúde recomenda ampliação da faixa etária para vacinação contra dengue

Imunização seria feita em pessoas entre 6 e 16 anos, com doses perto do vencimento

Ministério informou que, ao todo, 930 mil doses foram distribuídas.
Foto – Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da faixa etária para aplicação de doses da vacina contra a dengue no país. A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) determinou que crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos devem ser contemplados pela imunização, nos municípios com um grande volume de doses prestes a expirar em 30 de abril.

Essas doses fazem parte de um lote doado ao Brasil em fevereiro e a orientação “tem caráter excepcional para otimizar a aplicação do imunizante”, afirmou a pasta. Além disso, quem tomar a vacina neste período já tem garantida a segunda etapa do programa.

“Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, afirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Se persistir a fraca adesão à campanha, a faixa etária de vacinação será expandida para 4 a 59 anos, conforme indicado nas orientações da vacina (atenuada), informou o órgão. Segundo o ministério, a ação será implementada só em caso de necessidade, para impedir o desperdício de imunizantes.
A terceira remessa da vacina da dengue contemplou 686 municípios do país. Foram distribuídas 930 mil doses no total, incluindo as reposições às regiões que fizeram o remanejamento. O número representa todo o estoque disponível para 2024 e 2025, informou a pasta.
Erro ao requisitar a URL: getaddrinfo() thread failed to start