Curso gratuito do Projeto Social de Esportes Eletrônicos continua com inscrições abertas
Jovens de Japeri mergulham no universo dos games em curso gratuito
Yasmin da Silva Santos, Paulo Vinicius Carola Passos e Juan Madeira, residentes de Japeri, compartilham um interesse comum: o amor pelos videogames. Impulsionados pelo desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre jogos, eles se inscreveram no curso gratuito oferecido pelo Projeto Social de Esportes Eletrônicos, que teve início em 1º de abril e ainda está com inscrições disponíveis.
“Estou achando as aulas muito proveitosas. Sou apaixonada por jogos desde criança, sempre joguei em casa e agora estou tendo a oportunidade de me desenvolver aqui. Estou adorando”, afirmou Yasmin da Silva.
Paulo Vinicius, outro aluno do curso, foi indicado por um amigo e compartilhou sua animação: “Não tenho experiência na área, este é meu primeiro curso. Mas desde pequeno sempre fui muito apaixonado por jogos. Estou feliz por fazer parte deste universo cheio de possibilidades.”
Juan Madeira destacou a contribuição do curso para sua aprendizagem: “O mercado de games é enorme. Estou aprendendo muito com os professores, que são atenciosos. O jogo não é apenas um passatempo, é uma aventura dinâmica que está enriquecendo meu aprendizado.”
O curso, sediado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), na estrada Ary Schiavo, 992, bairro Vila Santa Amélia, tem como objetivo capacitar jovens para ingressar no mercado profissional de jogos eletrônicos, oferecendo aprendizado teórico e prático. Em parceria com a Imperial Esports, clube profissional de esportes eletrônicos, o projeto realizará uma seleção no final de 2024 em busca de novos talentos.
As aulas desenvolvem habilidades técnicas, cognitivas e sensoriais por meio de jogos digitais de diversos gêneros, além de oferecer conteúdos de letramento digital e aulas de inglês. Segundo o coordenador local, João Victor, o mercado de games é promissor, e ser jogador profissional é uma das carreiras do futuro.
“Aqui, oferecemos aulas práticas que abrangem desde o básico até o avançado. É uma oportunidade única para jovens a partir de 13 anos de idade”, explicou Victor.
O projeto foi trazido para Japeri pela Prefeitura, em parceria com a FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e a Imperial Esports, com patrocínio da Concessionária Light.
As inscrições continuam abertas, de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site www.ferjee.org, ir pessoalmente à sede da Semades ou clicar diretamente no link GameCraft.