Jornal Povo

Secretaria de Defesa do Consumidor descarta 80 kg de alimentos em restaurantes da Barra

A churrascaria Gran Parrilla e a casa especializada em peixes Toca da Traíra tiveram itens descartados pelos agentes

Na Gran Parrilla, foram identificados 50 kg de alimentos impróprios, enquanto na Toca da Traíra, outros 30 kg de produtos foram descartados. Entre os itens estavam queijos, batatas, aipim, frango empanado, arroz cubano, arroz integral, cebola refogada, linguiça e farofa. Mantimentos foram encontrados com prazo de validade vencido.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclareceu que, durante as inspeções, todos os alimentos que estão com prazo de validade vencido, estragados ou sem etiqueta que indique a validade são descartados. “Não se pode deixar os consumidores sob o risco de ingerir alimentos impróprios. Cada vez mais estamos recebendo denúncias através dos nossos canais de atendimento”, ressaltou Gutemberg.
No caso em que os 80 kg de alimentos foram descartados, tratava-se de uma ação de rotina. “Nossos agentes fazem isso todos os dias. Através do Programa Educa Consumidor, percorremos diversos estabelecimentos e estamos encontrando muitas irregularidades”, acrescentou. A pasta informou que já apreendeu e descartou uma tonelada de alimentos vencidos ou impróprios para o consumo em diversos estabelecimentos do estado apenas neste ano.
Aos consumidores, a principal orientação da Sedcon é denunciar sempre que houver qualquer suspeita de irregularidade. Os canais da secretaria são o WhatsApp (21) 99336-4848, o telefone 0800-2020143 e o e-mail [email protected].
Até a publicação deste texto, nenhum dos restaurantes enviou posicionamentos e esclarecimentos solicitados.