Jornal Povo

Mangueira inaugura ‘Ensaio Aberto no Quintal da Velha Guarda’, neste sábado, na Zona Norte do Rio

A Mangueira inaugura, neste sábado (7), o Ensaio Aberto no Quintal da Velha Guarda da escola, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. No quintal de chão de terra batida, o público vai poder aproveitar as rodas de samba e de boas histórias, da 14h às 19h. A entrada é gratuita.

Segundo Robson Mangueira, produtor da Velha Guarda Musical, nesta primeira fase do projeto cultural – que vai acontecer todo primeiro sábado do mês até agosto – o objetivo é dar voz e vazão às origens da escola e do samba, para que não se percam na correria.

“A casa é de um integrante do grupo e sempre nos reunimos lá. Só que percebemos que as histórias da Velha Guarda estavam se perdendo. Então, decidimos abrir os portões do nosso QG e compartilhar nossas vivências com o público. A proposta é fazer das tardes de sábado um momento agradável, de confraternização com o samba, inclusive com pessoas de mais idade que não gostam de ficar até tarde fora de casa”, disse Robson.

No quintal, com capacidade para 300 pessoas, o “Ensaio Aberto” vai ser dividido em sets. A primeira parte será dedicada a samba inéditos – do passado e do presente. Muitos deles compostos pelos próprios integrantes, como Tantinho, Mangueirinha, Jeronimo Costa, Martinho Jorge e João da Paz, mas que nunca foram gravados. E se no meio do público tiver algum compositor com samba inédito, avisa Robson, é só chegar.

“Não precisa ser samba só falando de Mangueira, não. Mas é importante lembrar que só vale samba inédito. Queremos que o Ensaio Aberto seja um ponto de encontro de sambistas”, disse o produtor.

No segundo set, a Velha Guarda Musical da Mangueira vai revirar o fundo do baú para contar histórias e cantar sambas que o tempo esqueceu, mas que ficaram na memória e no coração do grupo. No terceiro set, serão homenageados compositores que fizeram história, relembrando parte de suas obras.

E para encerrar com chave de ouro, sambas-enredo antológicos da Estação Primeira de Mangueira.

“A ideia é promover uma grande roda de fundo de quintal, para que todos possam curtir boa música com toda a família. E já estamos pensando na segunda temporada, a partir de setembro, quando passaremos a convidar outras Velhas Guardas para dividir o quintal com a gente, disse Robson.

Para quem ninguém fique com a garganta seca durante as cinco horas de evento, no quintal vai ser montado um bar para a venda de cerveja, água, refrigerante, caldos e petiscos. Tudo a que tem direito um bom fundo de quintal.

Ensaio Aberto da Velha Guarda Musical da Mangueira

  • Local: Rua Oito de Dezembro 281, em Vila Isabel
  • Dia: 7 de março (todo primeiro sábado do mês)
  • Horário: das 14h às 19h
  • Entrada: gratuita
  • Classificação: livre

Via: G1